Sábado – Pense por si

Andrew Tate e irmão podem voltar a ser detidos por agressão sexual

Luana Augusto
Luana Augusto 12 de março de 2024 às 13:25
As mais lidas

Influencer célebre por opiniões misóginas e o irmão foram alvo de novo mandado de detenção pelo Reino Unido. Decisão será tomada esta terça-feira.

Oinfluencerdigital Andrew Tate e o seu irmão, Tristan, foram detidos na noite de segunda-feira (11) na Roménia, durante 24 horas. A detenção deveu-se a acusações de agressão sexual que levaram a um mandado de captura emitido pelo Reino Unido.

Inquam Photos/Octav Ganea via REUTERS

Segundo o porta-voz de Andrew Tate, o tribunal de recurso de Bucareste deverá decidir esta terça-feira (12) sobre a "execução do mandato".

Em causa estarão alegados crimes sexuais que terão decorrido entre 2012 e 2015, e o mandado surge após ter sido tornado público que quatro mulheres iam avançar contra os Tate em tribunal. Os irmãos rejeitam as acusações de que são alvo. "Este reavivar desconcertante de acusações de há uma década deixou os irmãos Tate consternados e profundamente perturbados. Rejeitam categoricamente todas as acusações e manifestam a sua profunda deceção pelo facto de acusações tão graves serem ressuscitadas sem novas provas substanciais", lê-se num comunicado.

Segundo o mesmo, oinfluencerde 37 anos e o seu irmão de 35 "estão totalmente empenhados em contestar estas acusações com determinação e determinação inabaláveis". "Os irmãos sublinham a sua crença num processo jurídico justo e imparcial, apesar das circunstâncias inquietantes que envolvem o seu caso", adianta a nota.

Andrew Tate, um antigo pugilista britânico-americano de 37 anos, é célebre pelas suas opiniões misóginas e discurso de ódio, que levou à sua suspensão temporária nas redes sociais. Tem 8,9 milhões de seguidores na rede social X. 

Num caso separado do que agora motivou o mandado de captura, ambos os irmãos foram acusados de violação, tráfico de seres humanos e formação de um grupo criminoso para exploração sexual de mulheres na Roménia. Na altura, duas romenas também foram detidas. As quatro pessoas negaram as acusações e Tate está agora a cumprir prisão domiciliária relativa a esse processo. 

Depois da primeira detenção na Roménia, os irmãos Tate estiveram sob detenção policial antes de passar para prisão domiciliária. Foram mais tarde autorizados a circular em áreas dentro e junto a Bucareste e não podem deixar o país. Ainda não há datas de início do julgamento. 

Em janeiro, Andrew Tate ganhou um recurso em que contestava o arresto de bens pelas autoridades romenas: 15 carros de luxo, 14 relógios e dinheiro em várias divisas.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.