Secções
Entrar

Pedro Sánchez reeleito como presidente do governo espanhol

Diogo Barreto 16 de novembro de 2023 às 12:23

Congresso espanhol aprova investidura do candidato do PSOE, com 179 votos a favor.

O socialista Pedro Sánchez foi reeleito chefe do governo espanhol com 179 votos, o suficiente para obter maioria.

REUTERS/Violeta Santos Moura

No parlamento espanhol, são necessários 176 votos para garantir  ainvestidura. O PSOE, o Sumar, a Esquerda Republicana Catalã, o Junts per Catalunya, a Eh Bildu, o Partido Nacionalista Basco, o Bloco Nacionalista Galego e a Coligação Canária votaram a favor da investidura de Pedro Sánchez, enquanto Partido Popular, VOX e União do Povo Navarro votaram contra.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) foi o segundo mais votado nas eleições legislativas de 23 de julho, atrás do PP, e Sánchez foi investido esta quinta-feira com o apoio de uma geringonça de formações de esquerda e direita, regionalistas, nacionalistas e independentistas.

Os meios de comunicação locais têm avançado que a amnistia prometida por Sánchez aos independentistas catalães abrangerá um total de 409 acusados, 73 dos quais polícias. Carles Puigdemont, líder catalão, eurodeputado e fugitivo da justiça espanhola pelo seu papel no referendo de 2017, por exemplo, nunca chegará a ser julgado uma vez que a lei prevê que "os mandados de detenção - nacionais, europeus ou internacionais – para pessoas a que a amnistia possa ser aplicada, ficam sem efeito".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela