Secções
Entrar

ONU: Mortes de civis na Ucrânia já estão perto das 8.500

Ana Bela Ferreira 11 de abril de 2023 às 12:01

Gabinete das Nações Unidas sublinha, no entanto, que números são "a ponta do iceberg" já que lhes está vedado o acesso a algumas das áreas mais atacadas pelas forças russas. Kremlin continua a negar ter civis como alvo.

As Nações Unidas confirmam a morte de perto de 8.500 civis na sequência da guerra russa na Ucrânia. Porém, o gabinete do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR, na sigla em inglês) sublinha que provavelmente esse número será uns milhares mais elevado.

REUTERS/Gleb Garanich

O OHCHR confirmou, esta terça-feira, ter registado 8.490 pessoas mortas e 14.244 feridas, na Ucrânia, desde a invasão russa iniciada a 24 de fevereiro de 2022 e até 9 de abril de 2023. Porém, o organismo alerta que estes números serão apenas "a ponta do iceberg" já que tem um acesso muito limitado às zonas de guerra.

"O OHCHR acredita que o número de mortos será consideravelmente mais elevado, já que a informação sobre algumas das zonas onde os combates têm sido mais intensos não chegou ainda até nós e alguns dos relatórios estão ainda a aguardar corroboração", refere o organismo das Nações Unidas em comunicado.

A maioria das mortes registadas dizem respeito a território controlado pelo governo de Kiev e atacado pelas forças russas. Nestes números incluem-se 3.927 pessoas mortas nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk.

As forças russas têm concentrado os seus ataques na zona oriental de Donetsk, onde várias cidades e vilas têm estado sobre fortes bombardeamentos.

Uma equipa de investigadores da ONU denunciou, no mesmo passado, ataques "indiscriminados e desproporcionados" da Rússia na Ucrânia. Enquanto isso, Moscovo continua a negar ter civis como alvos ou ter cometido quaisquer atrocidades.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela