Secções
Entrar

ONG diz que Governo da Venezuela libertou pelo menos 17 prisioneiros políticos

Lusa 11 de janeiro de 2026 às 08:42

Segundo o balanço mais recente da Foro Penal, o número de presos políticos incluía 86 pessoas com nacionalidade estrangeira ou com dupla nacionalidade, entre os quais cinco lusovenezuelanos.

A organização não-governamental (ONG) venezuelana Foro Penal disse que, até sábado à noite, o Governo da Venezuela apenas tinha libertado 17 pessoas detidas por motivos políticos, com 803 ainda detidas.
Jornalistas detidos na Venezuela enquanto cobriam protestos Foto AP/Martin Mejia
Já a maior coligação da oposição, a Plataforma Democrática Unitária, anunciou a libertação de pelo 22 presos políticos. Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional e irmão da presidente interina, Delcy Rodríguez, anunciou na quinta-feira a libertação de um "número significativo" de pessoas detidas, incluindo cidadãos venezuelanos e estrangeiros. O ex-candidato à presidência da Venezuela Enrique Márquez e a proeminente advogada venezuelana Rocio San Miguel, detida em fevereiro de 2024, foram dos primeiros presos políticos que saíram da prisão na quinta-feira. Mas as autoridades não identificaram nem divulgaram o número de prisioneiros que estão a ser considerados para libertação. Alguns familiares de detidos políticos estão há três dias à espera junto a prisões venezuelanas. Segundo o balanço mais recente da Foro Penal, o número de presos políticos incluía 86 pessoas com nacionalidade estrangeira ou com dupla nacionalidade, entre os quais cinco lusovenezuelanos. No sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu aos presos políticos libertados que não se esqueçam da intervenção norte-americano na Venezuela. "A Venezuela iniciou o processo, DE FORMA IMPACTANTE, de libertação dos seus presos políticos. Obrigado! Espero que estes presos se lembrem da sorte que tiveram por os EUA terem vindo e feito o que era necessário fazer", disse Trump "ESPERO QUE NUNCA SE ESQUEÇAM DISSO! Se o fizerem, não será bom para eles", acrescentou o líder dos Estados Unidos, na rede social que detém, a Truth Social. Na sexta-feira, Trump afirmou, também na Truth Social, que tinha "cancelado" um segundo ataque à Venezuela depois de Caracas ter libertado "um grande número de presos políticos". "A Venezuela está a libertar um grande número de presos políticos como sinal de 'busca pela paz'. Esta é uma medida muito importante e inteligente", declarou Trump. Segundo o líder norte-americano, “os Estados Unidos e a Venezuela estão a trabalhar bem juntos, especialmente no que diz respeito à reconstrução das suas infraestruturas de petróleo e gás de uma forma muito maior, melhor e mais moderna". Assim, Trump enfatizou que "por causa desta cooperação", Washington "cancelou a segunda vaga de ataques anteriormente esperada". A Venezuela está a ser governada pela Presidente interina, Delcy Rodríguez, após a prisão em Caracas de Nicolás Maduro e da mulher, Cilia Flores, em 03 de janeiro, por tropas norte-americanas. Maduro e Flores serão julgados por vários crimes, incluindo acusações de narcotráfico, perante à justiça dos Estados Unidos.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima