Secções
Entrar

Médio Oriente: Trump declara alinhamento com Netanyahu em "todas as questões"

Lusa 22 de abril de 2025 às 18:35

Na quinta-feira, o jornal New York Times noticiou que Trump dissuadiu Israel de atacar instalações nucleares no Irão a curto prazo, de forma a dar prioridade à diplomacia.

O Presidente dos Estados Unidos discutiu esta terça-feira, 22, por telefone tarifas comerciais e conversações com o Irão sobre um acordo nuclear com o primeiro-ministro de Israel, declarando que ambos estão alinhados "em todas as questões".

REUTERS/Leah Millis

"Acabei de falar com o primeiro-ministro israelita, Bibi [diminutivo de Benjamin] Netanyahu, sobre vários temas, incluindo comércio, Irão, etc. A chamada correu muito bem, afirmou Donald Trump na sua rede social Truth.

Sobre o comércio, Netanyahu prometeu durante uma visita à Casa Branca, em 07 de abril, eliminar o excedente comercial do país com os Estados Unidos, na esperança de escapar às sobretaxas tarifárias que Trump está a aplicar a vários países.

Washington e Teerão retomaram o diálogo sobre o programa nuclear iraniano, primeiro em Omã e depois em Roma, e deverão continuar esta semana.

"Estamos unidos no objetivo de que o Irão nunca obtenha armas nucleares", disse Netanyahu, durante a visita a Washington.

Na quinta-feira, o jornal New York Times noticiou que Trump dissuadiu Israel de atacar instalações nucleares no Irão a curto prazo, de forma a dar prioridade à diplomacia.

O chefe do Governo israelita avisou que nunca permitirá que Teerão adquira armas nucleares, mesmo que Washington continue as negociações, enquanto Trump ameaçou desencadear um ataque militar se não houver progressos, liderado por Israel.

Os países ocidentais e Israel suspeitam que o Irão pretenda desenvolver uma bomba atómica.

Teerão rejeita estas alegações e defende o direito à energia nuclear para fins civis.

Em 2018, Donald Trump retirou os EUA de forma contundente de um acordo nuclear internacional concluído três anos antes entre o Irão e as grandes potências e restabeleceu sanções.

O Irão é o único Estado sem armas nucleares a enriquecer urânio a um nível elevado (60%), próximo dos 90% necessários para fabricar armas nucleares, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atómica.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela