Secções
Entrar

Madrid recorre ao TC para impedir investidura de Puigdemont à distância

09 de maio de 2018 às 12:40

O ex-presidente catalão fugiu à justiça espanhola e aguarda na Alemanha a sua extradição para Espanha, onde é acusado de delitos de rebelião e peculato.

O Governo espanhol decidiu esta quarta-feira recorrer ao Tribunal Constitucional contra a lei regional aprovada pelo parlamento da Catalunha que permitia a investidura à distância de Carles Puigdemont como presidente do governo regional catalão.

1 de 5
Foto: FABIAN BIMMER/Reuters
Foto: FABIAN BIMMER/Reuters
Foto: FABIAN BIMMER/Reuters
Foto: FABIAN BIMMER/Reuters
Foto: FABIAN BIMMER/Reuters

O anúncio foi feito pelo ministro porta-voz do executivo, Iñigo Mendez de Vigo, que espera que o Tribunal Constitucional aceite ainda hoje tramitar o caso, o que implicaria a suspensão imediata da lei sobre a Presidência da Generalitat (Governo regional) aprovada na semana passada.

O primeiro-ministro, Mariano Rajoy, apelou esta manhã aos partidos independentistas catalães para fazerem um esforço para eleger um novo Governo regional em vez de estarem subordinados à vontade do ex-presidente regional Carles Puigdemont.

"Espero que chegue o senso comum e a partir daí veremos entre todos se somos capazes de construir e terminamos com umas divisões que já se viu para o que servem: única e exclusivamente para dividir as pessoas", disse Rajoy aos jornalistas.

O parlamento da Catalunha aprovou na passada sexta-feira, com os votos dos partidos independentistas, uma reforma da lei da Presidência regional.

A maioria independentista não levou em consideração o parecer dos serviços jurídicos da assembleia regional que desaconselharam a reforma da legislação que habilita a instituição a investir o presidente do executivo da Catalunha por videoconferência.

O ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, fugiu à justiça espanhola e aguarda na Alemanha a sua extradição para Espanha, onde é acusado de delitos de rebelião e peculato na organização de um referendo ilegal sobre a autodeterminação da Catalunha em 1 de Outubro de 2017.

Os partidos separatistas catalães voltaram a ganhar a maioria no parlamento regional em 21 de Dezembro último, mas têm tido dificuldade em eleger o presidente da Generalitat.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela