Secções
Entrar

Inas protagonizou a fotografia que deu a volta ao mundo. Um ano depois, não quer fugir mais

Leonor Riso 07 de outubro de 2024 às 08:13

A sobrinha de Inas Abu Maamar tinha cinco anos quando morreu no dia a seguir ao 7 de Outubro.

É Inas Abu Maamar quem segura o corpo da sobrinha, embrulhado num lençol, numa fotografia captada dias depois do início da ofensiva militar de Israel em Gaza que se seguiu ao 7 de Outubro. A imagem captada pelo fotógrafo Mohammed Salem venceu o prémio World Press Photo e um prémio Pulitzer e, um ano depois, Inas Abu Maamar relata a sua vida à agência Reuters, depois de voltar a casa.

1 de 5
Foto: REUTERS/Mohammed Salem
Foto: REUTERS/Mohammed Salem
Foto: REUTERS/Mohammed Salem
Foto: REUTERS/Mohammed Salem
Foto: REUTERS/Mohammed Salem

A sobrinha de Inas, Saly, tinha cinco anos. Também a mãe, a irmã bebé, o tio, os avós, a tia e três primos de Saly morreram no mesmo ataque, que se deu no dia 8 de outubro. Desde então, Inas Abu Maamar, de 37 anos, já perdeu outra irmã e mais quatro sobrinhos num ataque no norte de Gaza.

Inas Abu Maamar já se mudou três vezes para evitar os bombardeamentos, conta à agência Reuters. Passou quatro meses a viver numa tenda e hoje, está em Khan Younis, em sua casa. "Perdemos a fé em tudo", conta junto à sepultura de Saly, que está debaixo de entulho causado pelos ataques. "Nem a sepultura é segura."

Antes dos ataques após o 7 de Outubro, Inas vivia com o marido perto da casa do seu irmão, Ramez, o que lhe permitia passar muito tempo com as sobrinhas Saly e Seba e com o sobrinho Ahmed. Quando os bombardeamentos se intensificaram, Ramez procurou refúgio em casa dos sogros, mas esta foi atingida. Depois de saber, Inas foi ao hospital de Khan Younis, onde encontrou o sobrinho Ahmed, então com quatro anos, sozinho. Descobriu Saly morta na morgue. "Tentei acordá-la. Eu não acreditava que ela tinha morrido."

Um ano depois, Inas Abu Maamar diz que não quer voltar a mudar-se. "Estamos só à espera que o derramamento de sangue pare."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela