Secções
Entrar

Giorgia Meloni e Donald Trump "100% alinhados" sobre acordo comercial

Gabriela Ângelo 17 de abril de 2025 às 19:41

A primeira-ministra italiana visitou a Casa Branca com o intuito de agilizar um acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, antes da pausa de 90 dias.

A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni encontrou-se esta quinta-feira com Donald Trump, servindo como um pivot entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE) numa altura em que o presidente norte-americano anunciou impor tarifas de 20% nas exportações europeias. 

Meloni Trump AP Photo/Tom Brenner

Aos jornalistas, antes do almoço oficial, Trump afirmou que haveria um acordo comercial entre a UE até ao final da pausa de 90 dias - Trump suspendeu durante 90 dias as tarifas sobre os produtos da UE para que as negociações pudessem ter lugar. "Haverá um acordo comercial 100% [de certeza], eles [UE] querem muito fazer um acordo, será um acordo justo", disse. 

O presidente aludiu ainda à finalização de outros acordos comerciais, "ontem tivemos uma reunião com o Japão, já tivemos muitas conversações ao mais alto nível com outros países, estamos a avançar com os acordos comerciais muito bem" explicou, notando que muitos países se têm "aproveitado" dos Estados Unidos mas que "já não iria acontecer mais". 

A primeira-ministra italiana também pareceu confiante que ambos, os EUA e o bloco europeu, iam chegar a um acordo. "Tenho a certeza que vamos conseguir chegar a um acordo, estou cá para ajudar com isso", disse. "Juntos somos mais fortes e estou aqui para encontrar uma forma, a melhor forma, de nos tornar mais fortes", acrescentou. 

Na Sala Oval depois da reunião, Meloni referiu que as trocas não são apenas entre a Itália e os Estados, Unidos, "é sobre a Europa inteira, e as trocas entre nós são muito elevadas". 

A UE defende que esta relação comercial é a "mais importante do mundo", com uma troca anual de cerca de 1,6 biliões de euros (trillions). As negociações comerciais na UE encontram-se sob a alçada da Comissão Europeia que tem vindo a insistir num acordo de "tarifas zero" com Washington. 

Através das conversações sobre as tarifas e os acordos comerciais Meloni pretende "tornar o ocidente grande de novo", fazendo alusão ao slogan de campanha de Donald Trump e do partido Republicano, "Make America Great Again". 

Sobre a Ucrânia a líder italiana reforçou a confiança que tem nos esforços norte-americanos, "juntos temos defendido a liberdade da Ucrânia, juntos vamos conseguir construir uma paz duradoura, confiamos nos teus esforços Donald", concluiu.

Sobre o acordo das terras raras com a Ucrânia, Trump confirmou que "temos um acordo dos minerais". Zelensky e Trump deviam ter assinado o acordo quando o líder ucraniano visitou a Casa Branca o mês passado, no entanto o encontro acabou com trocas de palavras azedas. 

Ao longo da conferência de imprensa o líder norte-americano falou dos esforços para desmantelar o projeto nuclear do Irão, sobre as deportações de imigrantes para El Salvador, e criticou de novo o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, "ah, ele vai sair". 

Giorgia Meloni é a primeira líder europeia a reunir-se com Donald Trump desde o anúncio das tarifas de 20% sob as exportações do bloco. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela