Secções
Entrar

Funcionário do British Museum despedido por roubar joias

Márcia Sobral 17 de agosto de 2023 às 21:17

Caso está a ser investigado pela Polícia Metropolitana de Londres.

O British Museum, um dos museus mais visitados do mundo, emitiu um comunicado esta quarta-feira onde anunciou ter despedido um funcionário por suspeitas de furto.

O trabalhador, segundo a instituição, terá roubado e danificado pequenas peças como joias de ouro, pedras preciosas, semipreciosas e de vidro, datadas do século XV ao século XIX. As obras de arte encontravam-se guardadas para fins académicos, não tendo sido exibidas nos últimos tempos.

Hartwig Fischer, diretor do museu, reconheceu em entrevista àReutersque este se trata de um "incidente altamente incomum" e admitiu que o roubo deixou os curadores "extremamente preocupados" quando tiveram conhecimento do mesmo "no início deste ano".

"Já reforçamos as nossas medidas de segurança e estamos a colaborar com uma empresa de especialistas externos de forma a haveriguar de forma definitava aquilo que está em falta, que foi danificado ou roubado. Só assim conseguiremos reaver os objetos de arte", garantiu o britânico.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela