Secções
Entrar

EUA: homem processa três mulheres por "ajudarem" a ex-companheira a abortar

Márcia Sobral 14 de março de 2023 às 10:39

Caso está a ser considerado inédito por ser o primeiro deste género, desde que o Supremo Tribunal anulou o direito constitucional ao termo da gravidez nos Estados Unidos.

Desde que oacórdão Roe V Wade foi revogado nos Estados Unidos, em junho de 2022, que vários estados norte-americanos proibiram ou adotaram leis muito restritas sobre o aborto.

REUTERS / Arnd Wiegmann

Agora, no Texas, um homem recorreu à Justiça com o intuito de processar três mulheres que ajudaram a sua ex-companheira a abortar. Segundo aBBC, este é já considerado um caso inédito e está a dar que falar por ser o primeiro deste género desde que o Supremo Tribunal anulou o direito constitucional ao termo da gravidez.

O caso começou em maio de 2022, data em que a mulher pediu o divórcio a Marcus Silva porém, dois meses mais tarde, descobriu estar grávida. Na altura, o acórdão Roe V Wade já tinha sido revogado mas o estado do Texas ainda não tinha proibido.

De acordo com o processo, a mulher temia que o marido – ao saber da gravidez e com quem tinha duas filhas em comum - a obrigasse a permanecer casada pelo que um grupo de amigas lhe falou sobre o Aid Access, um grupo internacional que envia pílulas abortivas via correio.

Agora, estão acusadas de homicídio – uma vez que atualmente a lei do estado determina que "uma pessoa que ajude uma mulher grávida a abortar comete crime de assassinato" – e ainda de conspiração por terem ocultado a gravidez.

O homem – que se encontra a ser representado por um deputado e um ex-procurador que ajudaram a redigir as proibições do aborto no Texas - apresentou como prova várias mensagens trocadas entre as quatro intervenientes e pede uma compensação monetária de um milhão de dólares (perto de 932 mil euros) pelos danos causados.

No banco dos réus deverá ainda sentar-se o fabricante da pílula abortiva, mas não a ex-companheira de Marcus Silva, uma vez que de acordo com a lei do estado uma mulher grávida não pode ser processada.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela