Secções
Entrar

Donald Trump chama Putin de “louco” depois de ataque à Ucrânia

Gabriela Ângelo 26 de maio de 2025 às 09:12

Depois de ter anunciado que as conversações para a paz iam arrancar “imediatamente”, Trump acusa Putin de estar “louco” e de “matar muitas pessoas”, após o maior ataque aéreo à Ucrânia.

Donald Trump diz não estar feliz com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, depois de um dos maiores ataques aéreos à Ucrânia. 

AP Photo/Rod Lamkey, Jr.

Pelo menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas num ataque aéreo russo à Ucrânia durante a madrugada de domingo. A Rússia terá disparado 367 mísseis e drones, o número mais elevado numa única noite desde que Putin lançou a invasão em 2022. 

Antes de embarcar no Air Force 1 em Morristown, Nova Jérsia, o presidente norte-americano falou com jornalistas onde questionou o que tinha acontecido com Putin. "O que aconteceu com ele? Ele está a matar muitas pessoas", acrescentando que o presidente russo está "completamente louco".

Trump disse ainda que conhecia Putin "há muito tempo, sempre me dei bem com ele, mas ele está a enviar foguetes para as cidades e a matar pessoas, e eu não gosto nada disso". 

Pelo menos três pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas na cidade de Kharkiv, no nordeste do país, informou o presidente da Câmara, Ihor Terekhov. Na região de Zaporíjia, no sul do país, duas pessoas ficaram feridas, informou o diretor regional Ivan Fedorov.

Na Rússia, o presidente da Câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, afirmou que dois drones ucranianos que se dirigiam para a capital foram destruídos por unidades de defesa aérea, não tendo sido registados quaisquer feridos. 

Questionado sobre se estava a considerar aumentar as sanções dos EUA contra a Rússia, Trump respondeu "absolutamente". Donald Trump já ameaçou repetidamente fazer isso mas ainda não implementou quaisquer restrições a Moscovo.

Na sua rede social, Truth Social, o presidente dos EUA reiterou as suas palavras dizendo que Putin tinha ficado "absolutamente louco". "Sempre disse que ele quer toda a Ucrânia, não apenas uma parte dela, e talvez esteja a provar que está certo, mas se o fizer, isso levará à queda da Rússia!", escreveu.

Mas também criticou Zelensky afirmando que ele "não está a fazer nenhum favor ao seu país ao falar da forma como fala". "Tudo o que sai da sua boca causa problemas, não me agrada e é melhor que pare", acrescentou. 

Na semana passada, Trump e Putin tiveram uma conversa por telefone que durou cerca de duas horas para discutir um acordo de cessar-fogo proposto pelos EUA para travar os combates. O presidente dos EUA disse que a chamada tinha corrido "muito bem", acrescentando que a Rússia e a Ucrânia iriam "iniciar imediatamente" negociações com vista a um cessar-fogo e ao "fim da guerra".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela