Secções
Entrar

Donald Trump a caminho de Nova Iorque para ir a tribunal

Márcia Sobral 03 de abril de 2023 às 18:48

Ex-presidente dos EUA deverá ser acusado de "falsificação de registos comerciais sob acusação de ocultar a verdadeira natureza dos pagamentos".

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou esta segunda-feira num avião para se deslocar da Florida até Nova Iorque para ser presente a tribunal. Em causa estarão crimes relacionados com a acusação de que terásubornado uma atriz pornográfica antes das eleições de 2016.

REUTERS/Amanda Perobelli

A imprensa norte-americana dá conta de que o multimilionário deverá apresentar-se amanhã a um procurador de Manhattan, ser-lhe-ão retiradas as impressões digitais, sendo depois presente a um juiz, que se espera que seja Juan Merchan. A informação foi confirmada pelo magnata, através das redes sociais, que disse que irá permanecer esta noite na Trump Tower.

Donald Trump, segundo a Reuters, foi acompanhado por vários seguranças enquanto se dirigia da sua casa em Mar-a-Lago até ao aeroporto de Palm Beach, onde embarcou no avião pessoal juntamente com a sua comitiva.

1 de 3
Foto: REUTERS/Marco Bello
Foto: REUTERS/Ricardo Arduengo
Foto: REUTERS/Marco Bello

O político, que procura a reeleição já no próximo ano, torna-se assim no primeiro presidente dos Estados Unidos a ser formalmente acusado de um crime, uma situação que levanta bastantes dúvidas sobre a legalidade da sua reeleição.

Atualmente a acusação mantém-se em segredo de justiça, mas o político deverá ser confrontado com uma série de crimes que passam por "falsificação de registos comerciais sob acusação de ocultar a verdadeira natureza dos pagamentos" e podem chegar a mais de 30 acusações de fraude comercial.

Ao mesmo tempo, correm as investigações que o ligam a uma possível fraude eleitoral na Georgia, pelo papel que poderá ter tido na invasão ao Capitólio em 2021 e ainda por ter levado documentos confidenciais da Casa Branca para a sua propriedade.

O político diz estar "inocente" de todas as acusações e defende que o caso está a ser alimentado apenas por uma questão de "ideologia política".

Tendo em conta a mediatização do caso, as autoridades de Nova Iorque tomaram "precauções de segurança" de forma a evitar possíveis protestos ou conflitos, na zona em redor da Trump Tower e do Tribunal de Manhattan.

1 de 3
Foto: REUTERS/Jeenah Moon
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Foto: REUTERS/Carlos Barria
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela