Secções
Entrar

Conclave: o que vai acontecer no segundo dia?

Débora Calheiros Lourenço 08 de maio de 2025 às 09:23

Esta quinta-feira podem ocorrem quatro votações e, se nenhuma conseguir reunir os três terços dos votos o processo repete-se no dia de amanhã.

O Conclave para que seja escolhido o sucessor de Francisco já teve início na quarta-feira, mas, tal como esperado,a chaminé da Capela Sistina libertou fumo preto,o que significa que nenhum dos cardeais conseguiu dois terços dos votos e que, por isso, ainda não há novo papa.

EPA/VATICAN MEDIA HANDOUT

As votações retomam já esta manhã às 09h30 em Lisboa (10h30 hora local), mas desta vez só se verá fumo na Praça de São Pedro se for para anunciar que foi eleito um novo papa, caso contrário as votações prosseguem e pelas 11h00 da manhã está garantido que há fumo, seja preto ou branco, e que o resultado é oficializado.

Caso os cardeais não tenham chegado a um consenso há nova votação pelas 16h30 em que, mais uma vez, o resultado só é oficializado se for positivo. No dia de hoje pode ser feita ainda mais uma votação, pelas 18h e mais uma vez será na última votação da tarde que haverá fumo na chaminé, exista ou não anúncio de um novo papa.

Caso o segundo dia de Conclave termine sem uma eleição este processo vai repetir-se durante o dia de sexta-feira, 9 de maio, seguindo os mesmos horários.

Passados três dias se os cardeais ainda não tiverem um escolhido existe uma pausa e o dia de sábado é passado em oração, antes de voltarem às votações no domingo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela