Secções
Entrar

Acreditava que ia casar com Brad Pitt e acabou burlada em 170 mil euros

Andreia Antunes com Leonor Riso 01 de julho de 2023 às 15:00

A mulher, natural de Granada, acreditou que ia participar num filme com o ator norte-americano. Já foi apresentada queixa.

Uma mulher, residente em Granada, apresentou uma queixa, alegando ter sido vítima de uma burla que lhe custou 170 mil euros. A vítima foi enganada por uma pessoa que fingiu ser o ator norte-americano Brad Pitt, que conheceu pela Internet e com quem chegou a acreditar que tinha um relacionamento.

REUTERS/Gonzalo Fuentes

A vítima foi contactada através do Facebook por uma suposta conta de fãs do ator no início de 2022, informou o advogado que a representa, Antonio Estella Aroza. Desde esse momento foram feitas várias interações, até dada altura lhe perguntarem se queria falar com o próprio Brad Pitt.

As conversas começaram com o alegado burlão que, com o tempo, conseguiu ganhar a confiança, a amizade e até o amor da vítima, tendo chegado a acreditar que se iria casar com ele.

Numa das habituais trocas de e-mails, os criminosos disseram-lhe que o Brad Pitt ia filmar um filme em Espanha e gostaria que ela participasse. "Explicaram-lhe que as suas características físicas, como mulher da Andaluzia, se adequavam perfeitamente a uma das personagens do guião do filme", recorda Antonio.

Os burlões já tinham começado a pedir à vítima que enviasse determinadas quantias de dinheiro para contas bancárias em Espanha e em vários países estrangeiros. Os primeiros pedidos de cinco ou seis mil euros, mas à medida que a relação se intensificava, o montante aumentava. No final, a maior transferência alcançou 35 mil euros.

Nesta altura, o falso ator já tinha seduzido a vítima. "Ela convenceu-se de que tinha uma relação com Brad Pitt, que namorava com ele. Por vezes, censurava-o porque o tinha visto num festival na companhia de outra mulher", conta o advogado. Uns meses mais tarde, o suposto Brad Pitt anunciou que a ia visitar com a intenção de a pedir em casamento. Este anúncio foi acompanhado pelos habituais pedidos de dinheiro.

O ator dos filmes WWZ - Guerra Mundial e Sacanas Sem Lei não apareceu. E a sua paixão transformou-se em depressão e frustração, e apercebeu-se que tinha sido vítima de uma burla que lhe tinha custado 170 mil euros.

Após a vítima perceber o que lhe tinha acontecido, os burlões tentaram inverter a estratégia e fizeram-se passar por detetives especializados em investigar fraudes. Afirmaram falar em nome do FBI e de uma agência da ONU dedicada à investigação destes casos.

Foi então que a vítima se dirigiu ao gabinete de Antonio Estella Aroza, que detalhou que o montante do dinheiro burlado poderia ultrapassar os 170 mil euros, pelo que apresentou uma queixa judicial por possíveis delitos de fraude, usurpação de identidade e até branqueamento de capitais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela