Sábado – Pense por si

Virgílio Nogueiro Gomes: "Os restaurantes esquecem-se que estão ali para servir o cliente"

Vanda Marques
Vanda Marques 17 de junho de 2025 às 23:00

Investigar a cozinha portuguesa é quase uma missão. O gastrónomo é um dos maiores conhecedores dos segredos culinários nacionais. Regressa aos livros com mais um dicionário.

Em nome de uma boa receita faz os quilómetros que for necessário. Virgílio Nogueiro Gomes é gastrónomo e quer preservar a cozinha portuguesa. Conta-nos que já fez 400 km para ir ter com uma senhora transmontana de 90 anos para lhe explicar uma receita Bexigas de São Lázaro, para incluir no livro Doces da Nossa Vida. A paixão do gastrónomo, que tem vários livros e site (www.virgiliogomes.com) onde escreve crónicas, sente-se na forma entusiasmada como fala de bacalhau espiritual. O interesse pela culinária surgiu aos 8 anos, quando pedia para provar a massa dos bolos - "porque percebia logo se tinha farinha a mais". Formado em Hotelaria, estudou Gestão Hoteleira no Institut International de Glion, na Suíça. O livroNovo Dicionário da Cozinha Portuguesaé o pretexto para uma conversa num dos seus restaurantes preferidos: O Nobre, em Lisboa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.