Sábado – Pense por si

Gidon Lev: “Porque é que todos merecem ter uma terra e os judeus não?”

Vanda Marques
Vanda Marques 10 de junho de 2025 às 23:00

É uma das mais improváveis estrelas do TikTok. Com 90 anos tem mais de 460 mil seguidores. Este sobrevivente do Holocausto ensina a combater o ódio e luta para que não se esqueça a História.

Guarda a estrela amarela com a palavra Jude (judeu) que a sua família teve de comprar para não se esquecer da História. Gidon Lev, de 90 anos, sobrevivente do Holocausto, e que perdeu 26 membros da sua família, revela que a mãe punha um alfinete de ama por trás da estrela, para poder emprestá-la a outros membros da família. Dessa forma, desrespeitava a regra nazi de que todos tinham de comprar uma para cada um.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.