Sábado – Pense por si

André Cardoso: "Os jovens estão cada vez mais desiludidos"

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 23 de junho de 2024 às 10:00

Os jovens estão cada vez mais interessados em política (mas fora dos partidos) e a maioria não apoia nem o PS nem PSD. Em entrevista à SÁBADO, o novo presidente do Conselho Nacional de Juventude aponta o caminho: "Atenção aos jovens não pode ficar pelas intenções."

André Cardoso é o novo presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a única estrutura reconhecida pela Assembleia da República que agrega as diversas organizações de jovens em Portugal. Licenciado em Direito pela Universidade do Minho, fez mestrado em Direito Administrativo pela Universidade Católica do Porto. Cardoso olha com bons olhos a promoção da Juventude a Ministério e elogia o pacote de Habitação do Governo, que isenta os jovens de IMT e IS na compra da primeira habitação própria e permanente por jovens até aos 35 anos e em casas até €316 mil euros, assim como a criação de uma garantia pública de até 15% do valor da transação, nos imóveis até €450 mil euros. Contudo, salienta que o problema é de oferta — e dá um recado aos partidos fundadores da democracia: "Os jovens estão cada vez mais desiludidos com as condições com que se deparam, quer no que diz respeito ao esforço que fazem para continuarem a estudar, quer no que respeita à sua entrada no mercado de trabalho e consequente dificuldade de emancipação."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres