Sábado – Pense por si

Vídeos falsos de Marcelo, Ventura e Paula Amorim em tribunal

Ana Taborda
Ana Taborda 26 de junho de 2024 às 23:00

A associação de defesa dos consumidores Citizens’ Voice acaba de pôr uma ação popular contra a Meta – em causa estão campanhas publicitárias fraudulentas que garantiam ganhos de milhares de euros em poucos dias.

No primeiro vídeo o que mais se estranha é a palavra ações, dita com um C demasiado acentuado (a-c-ções). No segundo, que começou a circular no Facebook poucos dias depois, há um “queridos portugueses” e um “há meio ano que me agarro com todas as forças” que soam a falso, além de outro “C” demasiado carregado, agora na palavra “actividades”. A estas falhas juntam-se pausas forçadas e uma falta de sincronia óbvia entre a imagem e o som. Tirando estes detalhes, que já tentámos saber que se tratava de mensagens falsas – e agora no centro de um processo judicial –, a voz e a forma de falar de André Ventura são muito próximas da realidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.