Sábado – Pense por si

Turismo mantém aceleração com mais de 500% de hóspedes e dormidas

O crescimento registado no mês de fevereiro superou o que tinha já sido observado em janeiro, mês em que se verificaram subidas de 182,3% nos hóspedes e de 185% nas dormidas.

O alojamento turístico manteve a aceleração, em fevereiro, com 1,2 milhões de hóspedes e 2,9 milhões de dormidas registadas, o que corresponde a subidas homólogas de 507% e 527,1%, respetivamente, segundo dados do INE, hoje divulgados.

turismo hotel praia
turismo hotel praia

Segundo as estatísticas rápidas da atividade turística, publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), "o setor do alojamento turístico registou 1,2 milhões de hóspedes e 2,9 milhões de dormidas em fevereiro de 2022, correspondendo a aumentos de 507,0% e 527,1%, respetivamente".

O crescimento registado no mês de fevereiro superou assim o que tinha já sido observado em janeiro, mês em que se verificaram subidas de 182,3% nos hóspedes e de 185% nas dormidas.

No entanto, os valores foram ainda inferiores aos observados em fevereiro de 2020, quando ainda não havia medidas restritivas em Portugal devido à pandemia, com reduções de 21,2% nos hóspedes e 23,1% nas dormidas.

No mês em análise, o mercado interno contribuiu com 1,2 milhões de dormidas e os mercados externos com 1,8 milhões, observou a entidade estatística.

Face a fevereiro de 2020, registaram-se diminuições quer nas dormidas de residentes (-11,1%), quer nas de não residentes (-29,2%).

De acordo com o INE, em fevereiro, 36% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (que compara com 41,6% em janeiro).

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.