Sábado – Pense por si

Tarifas globais de Trump consideradas ilegais por tribunal do Comércio dos EUA

Um coletivo de três juízes do Tribunal Internacional do Comércio de Manhattan, em Nova Iorque, considera que Trump invocou indevidamente uma lei de emergência para justificar as taxas.       

As tarifas globais impostas por Donald Trump foram consideradas ilegais e bloqueadas por um tribunal do Comércio dos EUA, no que constitui um sério revés para a agenda económica da Administração republicana, que pode ainda recorrer da decisão para um tribunal federal.

trump tarifas eua
trump tarifas eua

Um coletivo de três juízes do Tribunal Internacional do Comércio de Manhattan, em Nova Iorque, emitiu uma decisão que vai ao encontro de estados liderados pelo Partido Democrata e um grupo de pequenas empresas que argumenta que Trump invocou indevidamente uma lei de emergência para justificar as taxas.

A decisão é um dos maiores revezes até ao momento para a Administração Trump em tribunal depois de uma série de ordens executivas em que testou os limites dos poderes presidenciais, como o despedimento em massa de funcionários federais, restrições à cidadania e os cortes de despesa já aprovada pelo Congresso.

Os mercados têm oscilado acentuadamente desde que Trump anunciou as tarifas recíprocas sobre dezenas de países, no que chamou de "Dia da Libertação", a 2 de abril. Desde então, com os anunciados adiamentos das tarifas e as negociações em curso, os mercados têm recuperado das perdas causadas após o anúncio das taxas a nível global, que agora podem estar em causa.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres