Sábado – Pense por si

Ricardo Salgado quer safar-se do processo Marquês com dinheiro congelado

O ex-banqueiro não tem dinheiro disponível para restituir os 10,7 milhões, mas pretende utilizar o seu património, ou seja, o valor arrestado pela Justiça na pensão (1,5 milhões de euros), nas contas bancárias, na Suíça, (8,5 milhões de euros), nos bens móveis (726 mil euros) e nas cauções que já prestou.

Ricardo Salgado quer livrar-se do julgamento da Operação Marquês, no qual responde por três crimes de abuso de confiança, e propõe devolver os 10,7 milhões de euros que o Ministério Público diz que desviou do Grupo Espírito Santo. Na prática, sem saber se será considerado culpado ou inocente, Salgado quer pagar para não ir a jogo.

Leia mais no Correio da Manhã.

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.