Sábado – Pense por si

Reis da sucata em guerra de milhões

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 09 de agosto de 2021 às 08:00

Uma gigantesca batalha familiar – com queixas-crimes com acusações graves, dívidas à banca e terrenos hipotecados – ameaça o futuro da sucateira, criada nos anos 90. Até existe um fundo do agora famoso Rei dos Frangos envolvido na polémica.

Sob o mesmo teto, no bairro da Encarnação, em Lisboa, vivem quatro pessoas – três irmãos e a mãe – em guerra. A convivência da unida família Batista deu lugar ao silêncio e à angústia da mulher, de 84 anos, que vê agora os filhos de costas voltadas por causa de dinheiro. Jantam separados e regem-se por horários rígidos para não terem de se cruzar. A mãe “já não tem forças para lutar, sofre muito ao ver os filhos sem se falarem e os primos em guerra por causa de dinheiro e de uma empresa que custou muito aos pais”, explicou à SÁBADO um dos membros da família.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.