NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Fitch melhora perspectiva da dívida pública portuguesa de estável para positiva
O Ministério das Finanças de Mário Centeno considera que a decisão da Fitch de melhorar a perspectiva doratingde Portugal vem no seguimento de indicadores favoráveis da economia e contas públicas e acredita que Portugal sairá de "lixo" mais rapidamente do que esperado. A perspectiva indica a direcção provável de uma notação num horizonte de um a dois anos. Se for positiva indica uma tendência de melhoria na escala dosratings; se for negativa, uma descendente.
"Esta alteração abre caminho a uma actualização dorating da República para o grau de investimento de qualidade. Tendo por base os desenvolvimentos orçamentais e a dinâmica de crescimento económico recentes, essa actualização deverá ocorrer mais rápido do que o anteriormente esperado pela maioria dos agentes de mercado", lê-se no comunicado das Finanças, divulgado logo após ter sido conhecida a decisão da Fitch.
Esta agência de notação financeira melhorou esta sexta-feira a perspectiva dorating da República Portuguesa de "estável" para "positiva", abrindo caminho a uma alteração dorating que, para já, continua em "BB+", dentro do grau de "não investimento" (vulgarmente chamado de "lixo").
A nota à imprensa cita o ministro das Finanças, Mário Centeno, para quem a decisão da Fitch, após a formalização também esta sexta-feira da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo de Portugal, "surge em linha com a acumulação de indicadores que atestam a trajectória de melhoria substancial da economia portuguesa". Para o governante, Portugal conseguiu "um movimento de viragem impressionante alicerçado no crescimento equilibrado".
O comunicado das Finanças considera ainda que o esforço orçamental que a Fitch reconhece com a alteração de perspectiva "assenta num controlo rigoroso da despesa, num novo impulso do crescimento, baseado na performance das exportações e do investimento empresarial, bem como no dinamismo do mercado de trabalho" e que são estes "pilares fundamentais de uma estratégia de crescimento inclusivo" que garantem "uma ampla base de apoio social ao programa de reformas em curso".
Além da Ficth, as outras duas principais agências de notação financeira, Moody's e Standart and Poor's (S&P), ainda mantêm Portugal no nível de "lixo", o que encarece os custos do financiamento do Estado e das empresas portuguesas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.