Fitch melhora perspectiva da dívida pública portuguesa de estável para positiva
O Ministério das Finanças de Mário Centeno considera que a decisão da Fitch de melhorar a perspectiva doratingde Portugal vem no seguimento de indicadores favoráveis da economia e contas públicas e acredita que Portugal sairá de "lixo" mais rapidamente do que esperado. A perspectiva indica a direcção provável de uma notação num horizonte de um a dois anos. Se for positiva indica uma tendência de melhoria na escala dosratings; se for negativa, uma descendente.
"Esta alteração abre caminho a uma actualização dorating da República para o grau de investimento de qualidade. Tendo por base os desenvolvimentos orçamentais e a dinâmica de crescimento económico recentes, essa actualização deverá ocorrer mais rápido do que o anteriormente esperado pela maioria dos agentes de mercado", lê-se no comunicado das Finanças, divulgado logo após ter sido conhecida a decisão da Fitch.
Esta agência de notação financeira melhorou esta sexta-feira a perspectiva dorating da República Portuguesa de "estável" para "positiva", abrindo caminho a uma alteração dorating que, para já, continua em "BB+", dentro do grau de "não investimento" (vulgarmente chamado de "lixo").
A nota à imprensa cita o ministro das Finanças, Mário Centeno, para quem a decisão da Fitch, após a formalização também esta sexta-feira da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo de Portugal, "surge em linha com a acumulação de indicadores que atestam a trajectória de melhoria substancial da economia portuguesa". Para o governante, Portugal conseguiu "um movimento de viragem impressionante alicerçado no crescimento equilibrado".
O comunicado das Finanças considera ainda que o esforço orçamental que a Fitch reconhece com a alteração de perspectiva "assenta num controlo rigoroso da despesa, num novo impulso do crescimento, baseado na performance das exportações e do investimento empresarial, bem como no dinamismo do mercado de trabalho" e que são estes "pilares fundamentais de uma estratégia de crescimento inclusivo" que garantem "uma ampla base de apoio social ao programa de reformas em curso".
Além da Ficth, as outras duas principais agências de notação financeira, Moody's e Standart and Poor's (S&P), ainda mantêm Portugal no nível de "lixo", o que encarece os custos do financiamento do Estado e das empresas portuguesas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.