O índice de preços do consumidor do INE cresceu em fevereiro deste ano, em termos homólogos, face ao que aconteceu em janeiro. Uma nova subida dos bens alimentares ajudou a este desfecho.
O índice de preços do consumidor (IPC) voltou a registar uma subida homóloga em fevereiro deste ano, em Portugal, o que representa o segundo aumento seguido mensal, de acordo com a estimativa rápida do INE -Instituto Nacional de Estatística.
O instituto de estatística mostra que "tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor terá sido 0,5% em fevereiro de 2021, valor superior em 0,2 pontos percentuais ao registado em janeiro", pode ler-se no relatório divulgado nesta sexta-feira.
Segundo os dados revelados, o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado um crescimento homólogo de 1,4%, apesar de ter sido menos pronunciado que o divulgado em janeiro de 1,7%. Já a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -3,1% (-4,4% no mês anterior).
O INE adianta que o indicador de inflação subjacente - que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos - terá registado uma variação de 0,7%, acima dos 0,6% registados em janeiro deste ano.
Em termos mensais, o índice de preços do consumidor terá tido uma variação de -0,5% (em janeiro, a variação mensal foi -0,3% e em fevereiro de 2020 tinha sido -0,6%), diz o instituto, que estima que a variação média dos últimos doze meses tenha sido nula.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), usado pelo Eurostat para comparar os países europeus, terá registado uma variação homóloga de 0,3% (0,2% no mês anterior), de acordo com esta estimativa rápida. Os dados finais serão divulgados no próximo dia 10 de março.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
No Estado do Minnesota, nos EUA, na última semana, mais um ataque civil a civis — desta vez à escola católica Annunciation, em Minneapolis, durante a missa da manhã, no dia de regresso às aulas.