Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que a taxa de inflação aumentou em termos homólogos
A taxa de inflação situou-se em 0,7% em Agosto de 2016 em termos homólogos, mas em termos mensais os preços desceram 0,2%, indicou hoje o INE.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) passou de 0,6% em Julho para 0,7% em Agosto de 2016 e o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,6%, inferior em 0,2 pontos percentuais à do mês anterior.
Já a variação mensal do IPC foi -0,2% (-0,7% em Julho e -0,3% em Agosto de 2015), enquanto a variação média dos últimos doze meses manteve-se em 0,6%.
A classe com maior contributo negativo para a taxa de variação mensal do índice total foi a do vestuário e calçado, com uma variação mensal de -6,5% (-12,2% no mês anterior e -6,0% em Agosto de 2015), devido ao período de saldos que habitualmente se verifica nos produtos de vestuário em fim de época.
A classe com maior contributo positivo para a taxa de variação mensal foi a dos restaurantes e hotéis, com uma variação mensal de 1,5% (0,3% no mês anterior e 0,9% em Agosto de 2015).
Em termos homólogos, no que diz respeito aos produtos alimentares não transformados, o índice registou uma variação homóloga de 4,1% em Agosto (3,3% em Julho), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação menos negativa, passando de -4,3% em Julho para -2,7% em Agosto.
Ao nível das classes de despesa destacou-se o aumento da taxa de variação homóloga da classe dos transportes, que passou de -2,1% em julho para -1,3% em agosto, o que, segundo o INE, "se traduziu no contributo mais relevante para a aceleração do IPC total".
Destaque também para os Restaurantes e Hotéis, com uma variação de 3,3% (2,6% no mês anterior).
Em sentido oposto, assinala-se a diminuição da taxa de variação homóloga da classe do lazer, recreação e cultura e do vestuário e calçado com variações de -0,3% e 0,8% respetivamente (0,4% e 1,3% em julho).
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 0,8%, mais 0,1 pontos percentuais ao verificado no mês anterior e superior em 0,6 pontos percentuais ao estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em julho esta diferença foi 0,5 pontos percentuais).
O IHPC registou uma variação mensal nula (-0,6% no mês anterior e -0,1% em agosto de 2015) e a taxa de variação média dos últimos doze meses foi 0,6% (valor igual ao registado em julho).
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.