Sábado – Pense por si

PCP requer audição de Centeno sobre processo de alienação do Novo Banco

Fundo norte-americano Lone Star já tem autorização do Banco Central Europeu para comprar o banco

O grupo parlamentar do PCP apresentou, esta quarta-feira, na Assembleia da República um requerimento para a audição do ministro das Finanças sobre o processo de alienação do Novo Banco.

"Importa esclarecer em que termos se prepara o Governo (...) para disponibilizar recursos financeiros ao fundo de resolução para que possa fazer face às necessidades do balanço da instituição decorrentes do acordo entre a República (Portuguesa) e a Lone Star", lê-se no texto dirigido à Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, disse que o fundo norte-americano Lone Star já tem autorização do Banco Central Europeu (BCE) para comprar o banco, acreditando que a concretização do negócio está para breve.

Por seu turno, o Governo do PS aprovou um acordo-quadro com o Fundo de Resolução que garante "a satisfação de eventuais compromissos decorrentes da operação de venda do Novo Banco", que aguarda uma decisão de Bruxelas.

A decisão, que consta de uma resolução do Conselho de Ministros publicada na segunda-feira à noite, assegura acesso a financiamento por parte do fundo, "se e quando se afigurar necessário, para a satisfação de obrigações contratuais que venham eventualmente a decorrer da operação de venda da participação de 75% do capital social do Novo Banco".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.