Sábado – Pense por si

Orçamento: Quem ganhou mais nos anos Centeno

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 17 de novembro de 2018 às 18:17

A economia tem dado para vaporizar o défice e ser simpático. Famílias que pagam IRS, função pública e pensionistas valem dois terços de um pacote de 5,6 mil milhões.

Foi um discurso tanto sobre a proposta de Orçamento do Estado que estava a apresentar quanto sobre toda a legislatura - um olheirentoMário Centenoapresentou o último de quatro orçamentos deste Governo, marcados pelo termo "reposição de rendimentos". Com uma conjuntura económica que permite acomodar medidas de aumento de rendimentos sem comprometer as contas públicas, Centeno e António Costa foram dando luz verde a uma série de reposições, reversões e alívios da austeridade herdada dos governos de José Sócrates e Passos Coelho. Uma análise dos grandes números e das principais medidas permite perceber quem foi mais beneficiado neste ciclo político - e onde se foi buscar a maior parte do dinheiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.