Sábado – Pense por si

Mais escalões de IRS: "muitas pessoas vão ter um pequeno alívio"

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 10 de setembro de 2021 às 08:00

Os fiscalistas ouvidos pela SÁBADO acolhem bem o desdobramento dos escalões de IRS que o Governo prepara para 2022 - mas sublinham que o efeito positivo no bolso dos contribuintes deverá ser curto.

Nove anos depois do "enorme aumento de impostos" que encolheu o número de escalões de IRS de oito para cinco, o Governo prepara-se para elevar de sete para um recorde de nove a quantidade de escalões do imposto sobre os rendimentos do trabalho. A medida, que faz parte do programa do Governo, acabou por ser adiada por um ano com a justificação do rombo orçamental causado pela pandemia, mas agora está em cima da mesa do Orçamento do Estado para 2022. Os fiscalistas ouvidos pela SÁBADO acolhem positivamente o que encaram como um "sinal" na direção correta – um sinal que, preveem, acabará por ter um impacto reduzido no bolso dos contribuintes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.