O solo fértil da trafulhice
Sacrificou-se o governante para salvar o desgoverno. A lei dos solos, esse planalto de promiscuidade, entra hoje em vigor.
Sacrificou-se o governante para salvar o desgoverno. A lei dos solos, esse planalto de promiscuidade, entra hoje em vigor.
As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.
No meio da incerteza política há algumas certezas (se a economia deixar): o IRS vai baixar, as pensões vão subir com a inflação, o salário mínimo crescerá potencialmente até 1.000 euros e haverá aumentos para várias carreiras no Estado.
O Orçamento do Estado para 2024 prevê mais um agravamento dos impostos indiretos sobre o consumo, que compensa três quartos da receita perdida no alívio do IRS. Estratégia confirma rumo dos governos do PS desde 2016, favorecendo impostos que se notam menos no imediato. Fiscalistas notam que a alteração penaliza quem tem menos.
Sinais do Governo e estrutura do IRS - cuja maioria da receita é sustentada por uma minoria de agregados familiares - leva fiscalistas a prever que alívio se concentre sobretudo nos escalões baixos e médios de rendimento.
O Governo parece pôr mais dinheiro no bolso dos contribuintes, mas deixa quase tudo na mesma e até agrava ligeiramente a tributação sobre os mais pobres. Leão, um pouco mais generoso na despesa, regressa à tática de Centeno.
Os fiscalistas ouvidos pela SÁBADO acolhem bem o desdobramento dos escalões de IRS que o Governo prepara para 2022 - mas sublinham que o efeito positivo no bolso dos contribuintes deverá ser curto.
O fim de semana é prolongado e, ainda que com contenção, de celebração. Saiba o que pode fazer ao longo destes três dias e conheça alguns programas alusivos à Páscoa.
O império do homem mais rico da Ásia originou disputas ainda em vida, após ter sofrido um acidente que o incapacitou, em 2009.
A máquina fiscal recolhe informação como nunca. O investimento feito no sistema para combate à evasão fiscal tornou-o cego e a atropelar direitos dos contribuintes.
À SÁBADO, Luís Cassiano Neves revela estar chocado com a decisão do Conselho de Justiça da FPR.
A voragem do compra-vende-recupera agita a economia e acumula vencedores. Quem são? Proprietários, agentes, construtores e empresários.
A jovem empresa de tecnologia das Caldas da Rainha venceu a primeira edição do prémio lançado em conjunto com o Negócios e está de partida para um programa de imersão em Silicon Valley, nos Estados Unidos.
Nuno Morais Sarmento defende um entendimento sério entre partidos na Assembleia da República no sentido de dar estabilidade legislativa ao Centro Internacional de Negócios da Madeira.
Segundo o ex-secretário de Estados dos Assuntos Fiscais todas as jurisdições a nível europeu especializaram-se numa estrutura.
Foi por um triz que O Legado de Mário-Henrique Leiria se salvou do lixo. Conheça a história da nova exposição do Centro de Arte Manuel de Brito