Sábado – Pense por si

Já ouviu falar em "empresas zombie"?

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 11 de abril de 2020 às 18:47

Há mais de dez mil "empresas zombie" em Portugal, que empregam quase 80 mil pessoas. A esmagadora maioria são pequenos negócios para quem esta crise será fatal.

Há mais de dez mil empresas para as quais a paralisação económica imposta pela resposta à Covid-19 vai ser fatal – antes desta crise já eram, afinal, zombies. As empresas zombie são definidas pelo economista Fernando Alexandre como negócios com mais de dez anos cujos resultados operacionais não chegam para pagar os juros da dívida num horizonte de três anos. O investigador da Universidade do Minho tem seguido estas empresas – num projecto com outros académicos da mesma faculdade – desde o programa da troika.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.