O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal voltou a descer em maio. Atingiu um mínimo de 28 anos e está cada vez mais próximo de quebrar em baixa a barreira das 300 mil pessoas, revelam os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Durante o mês de maio, o número de desempregados inscritos baixou em 16,1 mil, pelo que se mantiver esta tendência de queda, a barreira dos 300 mil pode ser quebrada já neste mês de junho.
Nos últimos 12 meses, o número de desempregados baixou em 45 mil, sendo que a barreira dos 400 mil tinha sido quebrada em março de 2018. Já a fasquia dos 500 mil tinha sido quebrada em julho de 2016, pelo que no espaço de três anos o número de desempregados baixou em cerca de 200 mil. No pico da crise, em 2013, o desemprego registado situou-se acima das 700 mil pessoas durante vários meses.
Os dados revelados esta quarta-feira pelo IEFP mostram que os desempregados inscritos em maio deste ano representavam 65,1% do total de 468.501 pedidos de emprego.
Para a diminuição do desemprego registado face a maio de 2018, "contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para os homens, os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos, os inscritos há um ano ou mais, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o 1º ciclo básico".
Segundo o IEFP, o desemprego registado diminuiu em todas as regiões, "destacando-se, com as descidas percentuais mais acentuadas, a região de Lisboa e Vale do Tejo e a região autónoma dos Açores, ambas com 14,5%".
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
TAP propôs dispensa de 458 pilotos
Dono da Zara está menos rico mas cada vez mais solidário
Banco de Fomento abre linhas de crédito de 1.100ME
Honda suspende produção no Reino Unido por falta de fornecimentos
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.