Sábado – Pense por si

Grécia cresceu 1,5% em 2017

17 de outubro de 2018 às 14:33
As mais lidas

A economia grega cresceu 1,5% em 2017 face a 2016, segundo dados definitivos publicados hoje pela agência de estatística grega.

A economia grega cresceu 1,5% em 2017 face a 2016, segundo dados definitivos publicados hoje pela agência de estatística grega (Elstat), que reviu em alta, em mais uma décima, os números provisórios de Março passado.

O consumo final aumentou 0,6% em vez de cair 0,2%, como a Elstat tinha calculado nos dados provisórios.

Na rubrica dos gastos, o aumento do consumo das famílias foi particularmente significativo, tendo crescido 0,9% em vez de 0,1% calculado inicialmente.

Por outro lado, os gastos do Estado recuaram menos do que o estimado em Março, designadamente 0,4%, em vez de 1,1%.

As importações de bens e serviços aumentaram 7,1%, mais uma décima do que os dados provisórios, enquanto as exportações cresceram 6,8%, a mesma percentagem que a calculada em Março.

Em contrapartida, os investimentos ficaram abaixo dos cálculos iniciais, ao aumentar 9,1% face a 2016, em vez da estimativa inicial de 9,6%.

A Elstat informou que nos cálculos definitivos se pode contar com uma série de dados que incluem um período de observação mais amplo do que o apresentado em Março.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.