Sábado – Pense por si

Governo quer criar supervisor acima do Banco de Portugal

Cátia Andrea Costa 09 de março de 2017 às 18:28

O ministro das Finanças anunciou reforma da supervisão financeira com a criação de uma nova entidade com responsabilidade da supervisão macroprudencial e de resolução bancária, retirando essa competência do BdP

O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou que o Governo vai propor a criação de uma entidade com "personalidade jurídica e estatuto de independência" que terá a "responsabilidade última pela estabilidade financeira", com funções de autoridade macroprudencial (ou seja, de supervisão da macroeconomia) e de resolução bancária. Actualmente, o Banco de Portugal tem a função da supervisão macroprudencial e é também a instituição liderada por Carlos Costa que tem a responsabilidade das resoluções bancárias, como aconteceu no BES e no Banif.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.