Governo estuda descida do IVA para baixar preços na alimentação

Governo estuda descida do IVA para baixar preços na alimentação
Diogo Barreto 22 de março
As mais lidas

António Costa disse que o Governo está a trabalhar com o setor dos bens alimentares para encontrar formas de garantir que uma descida do IVA se reflita numa efetiva descida dos preços.

O primeiro-ministro António Costa admitiu que o Governo está a estudar medidas para combater a inflação, incluindo a descida do IVA dos bens alimentares considerados "essenciais".

No debate parlamentar de política geral, António Costa salientou que o Governo e os agentes da cadeia alimentar têm o "objetivo comum" de reduzir e "controlar a inflação sobre os bens alimentares", reconhecendo que o seu valor está "claramente acima daquilo que é a média da inflação a nível nacional e mesmo acima do que acontece em outros países europeus".

"Vamos trabalhar com o setor para agir sobre preços em diversas dimensões: dimensão ajudas de Estado à produção - para diminuir os custos de produção - e, em segundo lugar, o equilíbrio entre redução da fiscalidade - ou seja, do IVA - e a garantia de que essa redução da fiscalidade se traduz numa redução efetiva e estabilização dos preços", anunciou o primeiro-ministro, em resposta ao PCP.

Esta medida já tinha sido, anteriormente, rejeitada pelo ministro da Economia, António Costa Silva, lembrando que o efeito desta medida tinha sido limitado em Espanha.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais