Sábado – Pense por si

Governo assina contrato para venda da Efacec a alemães da Mutares

Jornal de Negócios 23 de junho de 2023 às 18:14
As mais lidas

O Governo e os alemães da Mutares assinaram esta sexta-feira o acordo que finaliza a venda da participação do Estado na Efacec.

O Governo e os alemães da Mutares assinaram esta sexta-feira o acordo que finaliza a venda da participação do Estado na Efacec, anunciou a gestora de fundos alemã em comunicado.

A proposta da Mutares foi a escolhida para ficar com os 71,73% do capital da empresa na posse do Estado, conforme anunciado pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, a 7 de junho.

A empresa alemã indica que a operação deverá ficar concluída no terceiro trimestre.

"A Efacec é uma excelente opção para o portefólio da Mutares, uma vez que beneficiará de uma relevante plataforma que ajudará a canalizar melhorias de valor, permitindo que a empresa recupere a sua posição de liderança no mercado e regresse à trajetória de crescimento", assinala o comunicado.

"Estamos muito felizes em anunciar a nossa segunda aquisição em 2023. Estou convencido de que, com a nossa experiência operacional e as tendências em curso no sector da energia, podemos continuar a desenvolver o potencial da empresa e colocá-la de novo no caminho do crescimento sustentável", refere Johannes Laumann, CIO da Mutares, citado no comunicado.

Efacec
Efacec
Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.