Sábado – Pense por si

França vai cobrar impostos aos gigantes digitais já este ano

A França tinha anunciado em outubro passado que começaria a cobrar este imposto em dezembro devido à ausência de acordo na OCDE.

Paris vai aplicar a partir deste ano impostos às grandes empresas digitais que operam em França mas pagam impostos em outro país, anunciou hoje uma fonte do Ministério da Economia francês.

"As empresas sujeitas a este imposto receberam um aviso de liquidação para pagamentos referentes a 2020", embora o saldo final venha a ser pago em 2021, informou uma fonte daquele ministério à imprensa.

A França tinha anunciado em outubro passado que começaria a cobrar este imposto em dezembro devido à ausência de acordo na OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico) para alcançar um quadro internacional sobre esta questão.

Os 137 países membros da OCDE não conseguiram então chegar a um acordo sobre a tributação das grandes empresas digitais antes do final de 2020, prazo fixado pelo G20, arriscando assim uma proliferação de iniciativas unilaterais.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.