Sábado – Pense por si

Fino ou garrafa? 125 anos a fazer cerveja

Tiago Carrasco 26 de abril de 2015 às 08:00

A Unicer começou com 13 trabalhadores e carroças puxadas por mulas. E acumula peripécias sem fim: incêndios em palheiros, garrafas explosivas e mestres cervejeiros em fuga

Cheira a cerveja derramada e ouve-se vidro a tilintar, como o brinde de uma multidão. Milhares de garrafas correm desenfreadas por uma complexa rede de tapetes e lagartas mecânicas. É um espectáculo de caos harmonioso. Em pelotão ou em fila indiana, os recipientes percorrem o circuito de enchimento que os abastece de cerveja, tapa e embala, a uma velocidade de 60 mil litros por hora, de causar inveja ao consumo dos habitantes de uma aldeia bávara durante o Oktoberfest, famoso festival de cerveja alemão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.