Sábado – Pense por si

Aqui quase só entram turistas

Carla Amaro 25 de abril de 2015 às 08:32

Os estrangeiros adoram lojas tradicionais portuguesas, algumas delas centenárias. É graças a eles que enfrentam a crise geração após geração, sem se sentirem beliscadas pelas marcas internacionais

O pó nas garrafas que se foi acumulando ao longo dos anos faz parte. Não se pode limpar. E os clientes são os primeiros a zelar pela conservação desse sinal do tempo: "Pedem-nos para termos cuidado ao embalar. Não querem que a garrafa perca o pó", diz Luís Torres, sócio gerente da Casa Macário, em Lisboa, fundada em 1913 e com vinhos mais velhos que a sua idade. "Tentamos ter a maior oferta possível. Trabalhamos com 22 marcas de Porto, velho e novo, de excelente qualidade." Mas as garrafas mais antigas, de 1900, nem são as mais vendidas. Ganham os anos 50, 60, 70 e 80, para festejar dias especiais, como os 50 anos. Ou o "ano em que nasceram filhos, maridos, netos ou avós de alguém".

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