Sábado – Pense por si

Fim de uma era: Euribor 6 meses perto do zero (e prestação da casa sobe mais de 75 euros já este ano)

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 02 de junho de 2022 às 20:00

A taxa mais comum nos créditos à habitação em Portugal está a dias de ficar positiva, pela primeira vez desde novembro de 2015. Euribor a 12 meses já está no valor mais alto desde 2014. Prestações sobem até 90 euros este ano por cada 100 mil euros de dívida - e mais de 110 euros até junho de 2023.

A taxa Euribor a seis meses, o indexante mais usado nos contratos de crédito à habitação em Portugal, está a dias de ficar positiva pela primeira vez desde o início de novembro de 2015. A passagem para terreno acima de zero marca o fim de um ciclo sem precedentes de taxas de juro negativas e deixa as famílias perante a certeza de uma subida mais rápida do que previsto - uma subida que levará já este ano as prestações mensais a aumentarem entre 75 e 90 euros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.