Sábado – Pense por si

Excedente do último ano atingiu 1,2% do PIB

Jornal de Negócios 25 de março de 2024 às 11:31
As mais lidas

As contas das administrações públicas fecharam com um saldo positivo de 3.193,5 milhões de euros.

As contas das administrações públicas terminaram, no ano passado, com um excedente de 1,2% do PIB, indica nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) na notificação remetida a Bruxelas no âmbito do habitual procedimento dos défices excessivos.

Tal como esperado, o superávite público superou largamente as últimas previsões oficiais do Governo, que apontavam para 0,8% do PIB nas perspetivas do ministro cessante das Finanças, Fernando Medina, apresentadas em outubro.

Em atualização

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.