Sábado – Pense por si

Economia desacelerou durante a JMJ

É o que revelam dados do Banco de Portugal. Houve menos consumo em restaurantes e menos dormidas em hotéis.

A atividade económica em Portugal desacelerou durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), apontam dados do Banco de Portugal (BdP) avançados peloDiário de Notícias

MIGUEL A. LOPES / LUSA

Apesar de ter havido um aumento dos investimentos privado e público, a economia entrou em terreno negativo entre meados de julho e final da primeira semana de agosto, fruto do registo de menos dormidas em hotéis, menos consumo em restaurantes e menos compras no comércio. 

Os turistas que costumam vir ao país nesta altura do ano e pagar pelas dormidas em alojamentos locais e hotéiss evitaram fazê-lo nas vésperas da JMJ e na semana do evento. Ocorreu ainda uma saída de Lisboa por parte dos residentes habituais. 

Artigos Relacionados
Tópicos jmj economia
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.