Sábado – Pense por si

Economia acelera e cresce 0,8% no terceiro trimestre

15 de novembro de 2016 às 10:29
As mais lidas

É o melhor resultado dos últimos três anos. A economia portuguesa cresceu 1,6% no terceiro trimestre deste ano em termos homólogos e 0,8% face ao trimestre anterior

É o melhor resultado dos últimos três anos. A economia portuguesa cresceu 1,6% no terceiro trimestre deste ano em termos homólogos e 0,8% face ao trimestre anterior, segundo a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística e acima das previsões dos analistas.

Segundo o INE, esta aceleração deve-se a um aumento da procura externa. Houve um significativo aumento das exportações face àquele verificado nas importações.

Outro factor a contribuir para este crescimento do PIB foi o consumo privado: houve um aumento das compras de serviços e de bens não duradouros, enquanto bens duradouros - que costumam ser importados - foram menos consumidos.

Estes números revelam-se mais positivos que os esperados por economistas e analistas, que, de acordo com economistas contactados pela Agência Lusa, esperavam um crescimento igual ao do trimestre anterior, à volta dos 0,3% (contas trimestre a trimestre). Na mais otimista das previsões, apontava-se a um crescimento de 0,5% entre julho e setembro, quando acabou por ser de 0,8%.