Sábado – Pense por si

Donald Trump enfrenta Merkel e Macron no Fórum Económico de Davos

O presidente do Fórum Económico Mundial afirmou hoje que o Presidente norte-americano será "recebido como todos os outros chefes de Estado" em Davos

O presidente do Fórum Económico Mundial, Borge Brende, afirmou hoje que o Presidente norte-americano, Donald Trump, será "recebido como todos os outros chefes de Estado" em Davos, nos Alpes suíços, onde todos os anos se reúnem executivos, banqueiros e líderes mundiais. 

Angela Merkel
Angela Merkel

"Vamos receber o Presidente Trump como todos os outros chefes de Estado e de governo e todos os participantes na nossa reunião anual", afirmou Brende, numa entrevista citada pela AFP. O Fórum tem início no próximo dia 23 de Janeiro e termina no dia 26.

Brende lembrou que a edição deste ano tem por temaConstruir um futuro comum num mundo fracturado e vai reunir "cerca de 3.000 participantes e mais de 60 chefes de Estado e de governo". Confirmadas estão as presenças da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente francês, Emmanuel Macron. 

A presença de Trump "vai permitir aos participantes ter uma perspectiva directa sobre as prioridades políticas e económicas dos Estados Unidos", disse o presidente do Fórum. 

Segundo Brende, a necessidade de um crescimento "sustentável, inclusivo e criador de emprego" e as alterações climáticas são questões que devem ser abordadas na reunião, que se prolonga até ao próximo dia 26.

A Casa Branca anunciou na passada terça-feira que Trump vai deslocar-se a Davos para promover as suas políticas e as empresas norte-americanas. O último Presidente dos Estados Unidos a ir à reunião de Davos foi o democrata Bill Clinton, em 2000.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.