Novo relatório do INE indica um aumento de confiança dos consumidores entre Setembro e Fevereiro
O clima económico subiu nos últimos dois meses e o indicador de confiança dos consumidores aumentou entre Setembro e Fevereiro, atingindo máximos desde Março de 2000.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o indicador de confiança dos consumidores aumentou entre Setembro e Fevereiro, "retomando a trajectória positiva" verificada desde o início de 2013 e apresentando o valor mais elevado desde Março de 2000. Já o indicador de clima económico, que apresentou quedas em Novembro e Dezembro, tem vindo a aumentar nos últimos dois meses.
Apesar do "contributo positivo" de todas as componentes, em Fevereiro registou-se um aumento "mais expressivo no caso das expectativas relativas à evolução do desemprego", mas também no que diz respeito às perspectivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da situação económica do país e da poupança.
Em Fevereiro, o indicador de confiança da indústria transformadora estabilizou em Fevereiro, interrompendo a expressiva trajectória positiva iniciada em Junho, destacando-se por um lado o contributo positivo das opiniões sobre a procura global, mas por outro o contributo negativo das perspectivas de produção e das apreciações sobre a evolução dos `stocks` de produtos acabados.
Sem a utilização de médias móveis de três meses, o indicador de confiança da indústria transformadora diminuiu em Fevereiro, diz o INE.
O indicador de confiança da construção e obras públicas aumentou em Janeiro e Fevereiro, de forma expressiva em Fevereiro, atingindo o máximo desde Setembro de 2008, devido à evolução positiva das duas componentes, perspectivas de emprego e opiniões sobre a carteira de encomendas.
O indicador de confiança do comércio aumentou nos últimos dois meses, após ter diminuído nos três meses anteriores, resultado do contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e do saldo das perspectivas de actividade, tendo as apreciações sobre o volume de `stocks` contribuído negativamente.
O indicador de confiança dos serviços também aumentou nos últimos três meses, verificando-se uma evolução positiva nos últimos dois meses das opiniões sobre a actividade da empresa e das perspectivas sobre a evolução da carteira de encomendas
Confiança dos consumidores sobe para máximos desde 2000
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.