Sábado – Pense por si

Combustível a sair? Nestas bombas, só depois de pagar 1,65 euros

Ana Taborda
Ana Taborda 02 de maio de 2022 às 08:00

Falhas técnicas ou crimes? Os casos ainda estão a ser investigados, mas, seja como for, os especialistas defendem que os clientes têm direito a ser indemnizados.

Imagine que antes de entrar qualquer gota de gasolina ou de gasóleo no depósito do seu carro, já estava a pagar. E que a conta extra tanto pode ser de 5 cêntimos como de 1,65 euros - o que daria para percorrer uns oito quilómetros de estrada. Não precisa de imaginar mais, porque esta situação aconteceu em pelo menos quatro postos de abastecimento no Norte do País. "Na prática, ainda que com outras vestes jurídicas, trata-se de um ‘furto’ descarado de combustível aos consumidores", defende a associação Citizens’ Voice, que revela à SÁBADOter instaurado quatro ações populares às empresas responsáveis por estes postos. "Fomos alertados por uma investigação da ASAE", explica Octávio Viana, presidente da Citizens’. A partir daí, começou o périplo para ter acesso aos documentos e descobrir quem eram os distribuidores em causa. O último processo deu entrada no dia 21 de abril.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.