Os lucros dos cinco maiores bancos em Portugal cresceram 31% até junho, quando comparando aos valores de 2023. As taxas de juro altas reforçam ganhos.
Os cinco maiores bancos do mercado português registaram até junho lucros conjuntos superiores a 2,6 mil milhões de euros, o equivalente a mais de 14 milhões de euros por dia. Para estas contas entram os resultados do BPI, BCP, Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco e Santander Portugal.
Comparativamente a 2023, os bancos registaram um acréscimo nos ganhos na ordem dos 31,4% nos primeiros seis meses do ano. Entre janeiro e junho de 2023, os cinco maiores bancos do mercado português registaram cerca de dois mil milhões de euros em lucros conjuntos, avança o Diário de Notícias.
Bancos portugueses alvo de dezenas de buscas por suspeitas de cartelSábado
O banco público registou o maior volume de lucros, 889 milhões de euros, uma subida de 46,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. O segundo resultado mais volumoso foi conseguido pelo Santander, com um montante de 547,7 milhões de euros. A instituição liderada por Pedro Castro e Almeida obteve a subida de lucros mais expressiva (64,2%), face há um ano. Já o BCP, de Miguel Maya, lucrou 485,3 milhões de euros no primeiro semestre, mais 14,7% face a igual período do ano anterior. Quanto aos ganhos do BPI, liderado por João Pedro Oliveira e Costa, ascenderam a 327 milhões de euros, uma subida de 28% num ano. O Novo Banco, presidido por Mark Bourke, foi com uma baixa, ainda que ligeira, nos lucros semestrais: 370,3 milhões de euros, menos 0,8% face a 2023.
A explicação para este montante de lucros conjunto prende-se, em grande medida, com o crescimento da margem financeira dos bancos, resultante dos juros cobrados pelo crédito, que se mantêm altos.
O jornal Expresso avança ainda que as empresas cotadas em bolsa registam recordes nos lucros do primeiro semestre de 2024. É o terceiro ano consecutivo em que as empresas da bolsa nacional batem recordes com os lucros obtidos nos primeiros seis meses do ano. No total, as empresas que já apresentaram números atingiram um resultado líquido conjunto de €3.015 milhões entre janeiro e junho, o que representa uma subida de cerca de 27,5% face ao período homólogo.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.