Sábado – Pense por si

China Three Gorges formaliza pedido de registo da OPA à EDP

Caso a OPA sobre a EDP tenha sucesso, a CTG avançará com uma oferta pública obrigatória sobre 100% do capital social da EDP Renováveis.

A CMVM recebeu o pedido de registo das Ofertas Públicas de Aquisição (OPA) sobre a EDP e a EDP Renováveis requeridas pela China Three Gorges (Europe), confirmou fonte oficial do regulador à agênciaLusa.

A China Three Gorges (CTG) tinha até final de Maio para fazer o pedido de registo da OPA sobre a EDP junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), segundo a lei.

A CTG (que já é o maior accionista da EDP com 23% do capital) anunciou há três semanas o lançamento de uma OPA voluntária sobre o capital da EDP, oferecendo uma contrapartida de 3,26 euros por cada acção.

Caso a OPA sobre a EDP tenha sucesso, a CTG avançará com uma oferta pública obrigatória sobre 100% do capital social da EDP Renováveis, a 7,33 euros por acção.

A EDP controla 82,6% do capital social da EDPR que tem a sua sede em Madrid.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.