Sábado – Pense por si

Cerca de 15% dos pensionistas portugueses em risco de pobreza em 2017

A conclusão é do Eurostat. Um em cada sete pensionistas na União Europeia encontrava-se em risco de pobreza no ano de 2017.

Cerca de 15% dos pensionistas portugueses encontrava-se em risco de pobreza em 2017, um valor ligeiramente acima da média europeia (14,2%), segundo dados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia.

De acordo com o relatório hoje publicado, com dados relativos a 2017, cerca de um em cada sete pensionistas na União Europeia encontrava-se em risco de pobreza, isto é, com um rendimento equivalente abaixo da linha de pobreza definida como 60% do rendimento mediano por adulto equivalente, mas os valores variam entre os 7% em França e os 46% na Estónia.

Portugal encontra-se sensivelmente a meio da tabela, no 15.º posto, com uma taxa de risco de pobreza entre os pensionistas de 15,1%, o que representa ainda assim um recuo de quase um ponto face a 2016 (quando a taxa era de 16%), e uma aproximação à média europeia (cuja taxa subiu de 13,8% em 2016 para 14,2% em 2017).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.