NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A proposta apresentada pelos países ibéricos era de que o teto máximo para o preço do gás natural na produção de eletricidade fosse de 30 euros por MWh. Após reunião, o acordo fixa o valor em 40 euros inicialmente subindo gradualmente até aos 50 euros.
Bruxelas aceitou a proposta de Portugal e Espanha para limitar temporariamente o preço do gás natural para os produtores de eletricidade mas fixou o valor máximo em 40 euros por Megawatt hora (MWh) num período inicial, acima dos 30 euros pretendidos pelos países ibéricos. Este valor terá de aumentar de forma gradual até atingir os 50 euros no final dos 12 meses em que o mecanismo irá funcionar.
O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, em conjunto com Teresa Ribera, ministra espanhola para a Transição Ecológica.
Questionado se o facto de o valor acordado ser superior ao defendido por Lisboa e Madrid, Duarte Cordeiro frisou que os preços do gás encontram-se atualmente em torno dos 90 euros por MWh, "pelo que o ganho é evidente".
O ministro português assinalou que os preços da eletricidade têm sido mais baixos nos últimos dias "porque não estão a ser marcados pelo gás", mas, lembrou, "quando voltarem a ser marcados pelo gás, voltaríamos a ter preços altíssimos".
Este mecanismo irá vigorar por um período máximo de 12 meses, estimando o governante que o preço médio do gás natural nesses 12 meses ronde os 50 euros.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?