Sábado – Pense por si

Bruxelas aceita que Portugal e Espanha limitem preço do gás a 40 euros por MWh

Jornal de Negócios 26 de abril de 2022 às 13:34
As mais lidas

A proposta apresentada pelos países ibéricos era de que o teto máximo para o preço do gás natural na produção de eletricidade fosse de 30 euros por MWh. Após reunião, o acordo fixa o valor em 40 euros inicialmente subindo gradualmente até aos 50 euros.

Bruxelas aceitou a proposta de Portugal e Espanha para limitar temporariamente o preço do gás natural para os produtores de eletricidade mas fixou o valor máximo em 40 euros por Megawatt hora (MWh) num período inicial, acima dos 30 euros pretendidos pelos países ibéricos. Este valor terá de aumentar de forma gradual até atingir os 50 euros no final dos 12 meses em que o mecanismo irá funcionar.

O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, em conjunto com Teresa Ribera, ministra espanhola para a Transição Ecológica.

Questionado se o facto de o valor acordado ser superior ao defendido por Lisboa e Madrid, Duarte Cordeiro frisou que os preços do gás encontram-se atualmente em torno dos 90 euros por MWh, "pelo que o ganho é evidente".

O ministro português assinalou que os preços da eletricidade têm sido mais baixos nos últimos dias "porque não estão a ser marcados pelo gás", mas, lembrou, "quando voltarem a ser marcados pelo gás, voltaríamos a ter preços altíssimos".

Este mecanismo irá vigorar por um período máximo de 12 meses, estimando o governante que o preço médio do gás natural nesses 12 meses ronde os 50 euros.

Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.