Sábado – Pense por si

Black Friday vista por um psicólogo. "Devia existir o aviso 'Compre só o que precise'"

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 22 de novembro de 2023 às 20:00

O psicólogo do consumo João Palma Oliveira elenca os fatores que nos levam a comprar - e por vezes, a ficar endividados. Sentimento de pertença explica muita coisa, mas portugueses não são menos resistentes às promoções que outros países.

De certeza que já se cruzou com vários anúncios de lojas ou marcas com as grandes promoções que apenas vão ocorrer durante nas últimas semanas, devido à Black Friday. Tradicionalmente, realiza-se no dia a seguir à Ação de Graças (24 de novembro, em 2023) nos Estados Unidos, mas já é um acontecimento global e muitas são as lojas que estendem as promoções durante vários dias - e poucos os que resistem. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.